HOME » PROGRAMA: HISTÓRIA
Quem inventou o jogo de handebol?....
É alemão? É dinamarquês? ou vem de um outro país/ lugar??
Handball, Andebol, Handebol, Håndbold… A palavra tem origem no inglês, mas é utilizada em muitos países. Nos EUA, porém, o handebol é conhecido como um jogo em que você bate a bola contra uma parede, enquanto o jogo conhecido atualmente tem o nome de Team handball nos EUA. A modalidade do handebol provavelmente tem a sua origem na Irlanda, onde o jogo foi praticado já no início do século, em 1900, com mais de 20 atletas jogando a bola contra a parede ao mesmo tempo.
Não podemos determinar com certeza quem ou onde o handebol foi criado, porém tem havido muitas interações diferentes entre educadores, professores e especialistas em jogos com bola em toda a Europa e diferentes jogos de bola têm sido praticados nos países europeus desde o início do século XX. Conhecemos vários jogos com bolas diferentes na Alemanha, Suécia, Áustria, Checoslováquia, somente para citar alguns. Na Alemanha, por exemplo, os inspetores do colégio Max Heisner (1879-1921) e o professor de atletismo Karl Schelenz (1980-1951) são considerados os criadores do jogo de handebol.
Já no final do século XIX, um jogo semelhante ao handebol era praticado na Dinamarca, onde os dois professores: Rasmus Nicolaj Ernst e Holger Nielsen introduziram o jogo nas escolas independentemente um do outro. Não como conhecemos o jogo hoje, mas mais parecido com o jogo de futebol – apenas jogado com as mãos. E depois foi disputado ao ar livre e com 11 jogadores. As regras também eram bem diferentes daquelas que conhecemos hoje.
O handebol indoor foi introduzido por volta de 1915-1916, quando algumas escolas começaram a ter ginásios. Os primeiros relatos de handebol indoor surgiram em 1918 e nos anos seguintes, tornou-se comum a prática de handebol em ginásios, especialmente na região de Copenhague.
Eu (Morten) também fui apresentado ao jogo de handebol através da escola, no nosso pequeno ginásio, onde a entrada da sala de equipamentos era utilizada como gol e, portanto, só se jogava para um gol. Foi o nosso professor de educação física, Poul Skovsgaard, que introduziu o jogo nas aulas de educação física para os rapazes. Sou eternamente grato a ele por isso. Vários de nós ficamos entusiasmados com o jogo e nos juntamos ao clube local, Fodby Gymnastikforening, fundado em 1905. Joguei handebol, futebol, pratiquei ginástica e fui secretário do clube também.
Por volta de 1900, o tenente e professor de esportes, Rasmus Nicolaj Ernst, introduziu seu jogo de handebol na escola municipal da cidade de Nyborg, enquanto o capitão e professor de esportes Holger Nielsen lançou seu jogo em Ordrup Latin e Realskole.
Cada um deles criou um conjunto de regras para o jogo e havia grandes diferenças. No conjunto de regras de Holger Nielsen, poderia haver, entre outras coisas, contato físico. Podemos concluir isso a partir do primeiro jogo entre a escola de Rasmus Nicolaj Ernst (Helsingør Højere Almenskole) contra a de Holger Nielsen (Ordrup Latino e Real skole), que foi vencida por 21 – 0 pela equipe de Holger Nielsen.
Holger Nielsen foi um “inventor”, além de ter sido o pioneiro no jogo de handebol, ele inventou em 1932 o método Holger Nielsen de salvamento: O método HN. Foi usado em todo o mundo, mas atualmente não é recomendado por especialistas. Além disso, Holger Nielsen foi um dos primeiros atletas olímpicos da Dinamarca e, nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas, ganhou prata na esgrima de sabre e bronze no tiro ao alvo.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a modalidade:
Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro.
Uma partida de handebol dura dois tempos de 20 a 30 minutos, de acordo com a faixa etária dos atletas.
A medida oficial de uma quadra de handebol é 40m x 20m e a trave tem 3m x 2m de altura.
Os jogadores podem dar 3 passos, bater a bola no chão e dar mais 3 passos, porém não pode segurar a bola por mais de 3 segundos.
Apenas o goleiro pode encostar o pé na bola e somente durante a defesa.
Os países com maior tradição no handebol estão localizados na Europa.
O handebol adaptado para cadeirantes teve início no Brasil em 1993.
O primeiro campeonato mundial de handebol ocorreu em 1938.
Em uma tentativa de transformar a modalidade, o Técnico Dinamarques Morten Soubak, por sua origem e berço no esporte, foi contratado pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) com a missão de impulsionar o handebol e torná-lo um dos esportes Olímpicos mais importantes do Brasil em 2009.
No Campeonato Mundial de 2011, Brasil parou nas quartas de final por apenas um gol.
O Brasil foi campeão mundial de handebol feminino em 2013.
O Brasil passou a exportar jogadores para a Europa.
O Treinador e duas de suas Atletas foram eleitos os melhores do mundo pela IHF (International Handball Federation).
Em abril de 2024, nasceu o projeto Handebol Morten Soubak (HMS), fruto da visão inovadora de Henrique Barzinski, executivo com sólida experiência em educação, marketing e gestão universitária. Seu propósito era claro: transformar a Educação Física e o ensino de handebol no Brasil, inspirando-se no modelo nórdico — referência mundial em desenvolvimento esportivo, disciplina e formação integral.
Para fortalecer a etapa inicial, a HMS conta com a participação do treinador Morten Soubak, sócio com atuação em caráter consultivo, trazendo sua experiência prática como técnico para complementar cursos e capacitações.
Além disso, a construção do projeto também se apoiou em uma vasta bibliografia nórdica e em contribuições de especialistas internacionais, consolidando uma metodologia pedagógica, inovadora e aplicável à realidade brasileira.
Assim, a HMS se tornou a primeira experiência organizada de levar a filosofia e a metodologia do handebol nórdico para professores e escolas brasileiras!
Fontes
Livro: "Håndbold i 100 år - et overblik" - Niels Kayser Nielsen
Sites: www.historienet.dk e www.naestvedarkiverne.dk