HOME » PROGRAMA: HISTÓRIA
Quem inventou o jogo de handebol?....
É alemão? É dinamarquês? ou vem de um outro país/ lugar??
Handball, Andebol, Handebol, Håndbold… A palavra tem origem no inglês, mas é utilizada em muitos países. Nos EUA, porém, o handebol é conhecido como um jogo em que você bate a bola contra uma parede, enquanto o jogo conhecido atualmente tem o nome de Team handball nos EUA. A modalidade do handebol provavelmente tem a sua origem na Irlanda, onde o jogo foi praticado já no início do século, em 1900, com mais de 20 atletas jogando a bola contra a parede ao mesmo tempo.
Não podemos determinar com certeza quem ou onde o handebol foi criado, porém tem havido muitas interações diferentes entre educadores, professores e especialistas em jogos com bola em toda a Europa e diferentes jogos de bola têm sido praticados nos países europeus desde o início do século XX. Conhecemos vários jogos com bolas diferentes na Alemanha, Suécia, Áustria, Checoslováquia, somente para citar alguns. Na Alemanha, por exemplo, os inspetores do colégio Max Heisner (1879-1921) e o professor de atletismo Karl Schelenz (1980-1951) são considerados os criadores do jogo de handebol.
Já no final do século XIX, um jogo semelhante ao handebol era praticado na Dinamarca, onde os dois professores: Rasmus Nicolaj Ernst e Holger Nielsen introduziram o jogo nas escolas independentemente um do outro. Não como conhecemos o jogo hoje, mas mais parecido com o jogo de futebol – apenas jogado com as mãos. E depois foi disputado ao ar livre e com 11 jogadores. As regras também eram bem diferentes daquelas que conhecemos hoje.
O handebol indoor foi introduzido por volta de 1915-1916, quando algumas escolas começaram a ter ginásios. Os primeiros relatos de handebol indoor surgiram em 1918 e nos anos seguintes, tornou-se comum a prática de handebol em ginásios, especialmente na região de Copenhague.
Eu (Morten) também fui apresentado ao jogo de handebol através da escola, no nosso pequeno ginásio, onde a entrada da sala de equipamentos era utilizada como gol e, portanto, só se jogava para um gol. Foi o nosso professor de educação física, Poul Skovsgaard, que introduziu o jogo nas aulas de educação física para os rapazes. Sou eternamente grato a ele por isso. Vários de nós ficamos entusiasmados com o jogo e nos juntamos ao clube local, Fodby Gymnastikforening, fundado em 1905. Joguei handebol, futebol, pratiquei ginástica e fui secretário do clube também.
Por volta de 1900, o tenente e professor de esportes, Rasmus Nicolaj Ernst, introduziu seu jogo de handebol na escola municipal da cidade de Nyborg, enquanto o capitão e professor de esportes Holger Nielsen lançou seu jogo em Ordrup Latin e Realskole.
Cada um deles criou um conjunto de regras para o jogo e havia grandes diferenças. No conjunto de regras de Holger Nielsen, poderia haver, entre outras coisas, contato físico. Podemos concluir isso a partir do primeiro jogo entre a escola de Rasmus Nicolaj Ernst (Helsingør Højere Almenskole) contra a de Holger Nielsen (Ordrup Latino e Real skole), que foi vencida por 21 – 0 pela equipe de Holger Nielsen.
Holger Nielsen foi um “inventor”, além de ter sido o pioneiro no jogo de handebol, ele inventou em 1932 o método Holger Nielsen de salvamento: O método HN. Foi usado em todo o mundo, mas atualmente não é recomendado por especialistas. Além disso, Holger Nielsen foi um dos primeiros atletas olímpicos da Dinamarca e, nos Jogos Olímpicos de 1896, em Atenas, ganhou prata na esgrima de sabre e bronze no tiro ao alvo.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a modalidade:
Uma equipe de handebol é formada por sete jogadores, sendo um goleiro.
Uma partida de handebol dura dois tempos de 20 a 30 minutos, de acordo com a faixa etária dos atletas.
A medida oficial de uma quadra de handebol é 40m x 20m e a trave tem 3m x 2m de altura.
Os jogadores podem dar 3 passos, bater a bola no chão e dar mais 3 passos, porém não pode segurar a bola por mais de 3 segundos.
Apenas o goleiro pode encostar o pé na bola e somente durante a defesa.
Os países com maior tradição no handebol estão localizados na Europa.
O handebol adaptado para cadeirantes teve início no Brasil em 1993.
O primeiro campeonato mundial de handebol ocorreu em 1938.
Em uma tentativa de transformar a modalidade, o Técnico Dinamarques Morten Soubak, por sua origem e berço no esporte, foi contratado pela CBHb (Confederação Brasileira de Handebol) com a missão de impulsionar o handebol e torná-lo um dos esportes Olímpicos mais importantes do Brasil em 2009.
No Campeonato Mundial de 2011, Brasil parou nas quartas de final por apenas um gol.
O Brasil foi campeão mundial de handebol feminino em 2013.
O Brasil passou a exportar jogadores para a Europa.
O Treinador e duas de suas Atletas foram eleitos os melhores do mundo pela IHF (International Handball Federation).
Por um acaso do destino, em Maio de 2024, Morten Soubak conheceu Henrique Barzinski e, ao compartilhar seu propósito de vida no Handebol, foi lançado o Projeto do Handebol Morten Soubak no Brasil.
O Projeto nasceu a partir do propósito de vida de Morten Soubak quando encontrou em seu sócio Henrique Barzinski, meios de tornar real uma solução para a necessidade do handebol no Brasil, podendo agora compartilhar de forma estruturada, o melhor do handebol nórdico, com o método de ensino que desenvolveu e aprimorou com exclusividade a partir de sua experiência e resultados, possibilitando compartilhar com crianças e jovens de 9 a 17 anos e assim, revolucionar o cenário da modalidade no Brasil.
O Programa propõe a aplicação da metodologia em associações, clubes e instituições de ensino que tenham interesse em oferecer a modalidade para seus alunos como uma atividade extracurricular, ajudando jogadores, pais, treinadores e organizações, a partir de processos validados, a capacitá-los e desenvolvê-los para alcançarem o sucesso dentro e fora das quadras.
Com materiais completos e exclusivos, o Handebol Morten Soubak abrange treinamento dos fundamentos, em quadra, preparação e treino mental. Sua aplicação é acompanhada de perto pelo próprio Morten Soubak, garantindo a excelência no sucesso dos alunos e profissionais envolvidos.
Fontes
Livro: "Håndbold i 100 år - et overblik" - Niels Kayser Nielsen
Sites: www.historienet.dk e www.naestvedarkiverne.dk